EJC lançando suas redes no mundo virtual, siga-nos
"O SENHOR é o meu pastor,
nada me faltará."
salmo 23:1

O que é EJC

O Encontro de Jovens com Cristo – EJC é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana para a evangelização dos jovens, despertando-os para o serviço eclesial e para o engajamento pastoral.

Histórico do EJC

O EJC é um movimento da Igreja para evangelização dos jovens, despertando-os para o serviço eclesial e para o engajamento pastoral. Não é, assim, um fim, mas um meio que liga o jovem à sua Paróquia, apresentando-lhe as diversas formas e maneiras de servir a Cristo.

O Encontro de Jovens com Cristo em Maceió- AL tem suas origens ligadas ao ECC – Encontro de Casais com Cristo. Os casais da Paróquia Divino Espírito Santo, Jatiúca, manifestaram o desejo de proporcionar aos jovens da sua comunidade, experiência análoga à que vivenciaram no ECC. Esse desejo dos casais obteve total aprovação do Padre Júnior, Pároco da Jatiúca na época, que tomou a iniciativa de solicitar a implantação deste movimento, através do amadrinhamento do Santuário de Nossa Senhora Aparecida de João Pessoa/PB.

Assim foi que, em agosto de 1995, dez jovens da Paróquia Divino Espírito Santo foram enviados a João Pessoa, para participar do IX EJC do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, sob a orientação espiritual do Padre IlárioGovoni. Em 1996, durante o mês de maio, mais dez jovens da Jatiúca foram enviados a João Pessoa para participarem do X EJC da Paróquia Madrinha.

O I EJC da Paróquia Divino Espírito Santo – Jatiúca realizou-se no mês de agosto de 1996, com a participação de quarenta e cinco jovens, no Colégio Bom Conselho, no bairro de Bebedouro.Foi uma experiência maravilhosa, a qual deu início a uma jornada de muita doação, pobreza, simplicidade, alegria e oração, que são os cinco pontos básicos que caracterizam a espiritualidade do EJC.

A partir deste momento, o movimento não parou mais de crescer. Logo começaram as implantações em Maceió.

As primeiras foram realizadas pela Paróquia Divino Espírito Santo. No ano de 2001, em Bebedouro, na Paróquia Santo Antônio de Pádua. Em 2003, veio a implantação da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, no bairro do Poço. Dando continuidade, em 2006, no bairro de Cruz das Almas, Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Depois de anos de trabalho, no ano de 2008, foi a vez da Paróquia de Santo Antônio de Pádua implantar na Paróquia São Vicente de Paulo, no Graciliano Ramos. Em 2009, a Paróquia Senhor do Bonfim começou o processo no Conjunto Eustáquio Gomes, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. E, em 2010, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus iniciou a implantação na Igreja Imaculada Conceição de Nossa Senhora, no Jacintinho.

Hoje, passamos por um momento muito importante, pois o EJC está se expandindo para fora da capital, com a implantação no município de Matriz de Camaragibe.

O objetivo do movimento é ser uma ponte que leva a algo bem maior: a propagação do Reino de Deus em todas as Paróquias. Nenhum jovem deve ficar preso ao EJC, pelo contrário, deve engajar-se aos diversos serviços da Igreja.

Com a graça de DEUS, a proteção de Nossa Senhora e a iluminação do Espírito Santo, estamos caminhando juntos na evangelização em busca de um mundo mais santo.

Pode Participar do EJC

  • 1º   :   Jovens que residem dentro dos limites geográficos da Paróquia ou aqueles que, mesmo residindo fora desses limites, já estejam engajados ou frequentando essa Paróquia, por opção.
  • 2º   :   Jovens batizados na Igreja Católica, solteiros e sem filhos.
  • 3º   :   Jovens na faixa etária compreendida entre (17) dezessete e (26) vinte e seis anos.
  • 4º   :   Jovens que tenham vivenciado um encontro com características similares às do EJC, noutra religião, desde que já estejam convertidos ao catolicismo.

Não Pode Participar

  • 1º   :   Jovens casados ou que vivam conjugalmente de maneira ilícita perante a Igreja Católica.
  • 2º   :   Jovens grávidas, mães solteiras e pais solteiros.
  • 3º   :   Jovens que pertençam a outras religiões ou seitas que contrariam a doutrina da Igreja e a fé católica.

Finalidade Próxima

O Encontro de Jovens com Cristo não é um grupo, é um movimento jovem cristão da Igreja Católica Apostólica Romana. A meta do EJC não é apenas a realização do Encontro. Este constitui a ponte que leva ao objetivo maior: a propagação do Reino de Deus em todas as Paróquias. Nenhum jovem deve ficar preso ao EJC; pelo contrário, deve assumir uma postura de jovem cristão, dando testemunho de honestidade no seu ambiente de convívio e engajando-se nos diversos serviços da Igreja.

O EJC chama ao compromisso o jovem acomodado, afastado da Igreja, levando-o à vivência cristã, familiar e eclesial. Através do Encontro com Cristo, o jovem passa a encontrar-se consigo mesmo.

Assim, o objetivo do EJC é o engajamento pastoral paroquial e/ou diocesano.

Finalidade Remota

a) despertar os jovens para que vivenciem o cristianismo, a partir dos valores humanos e cristãos, das graças do sacramento do batismo e da espiritualidade familiar e apostólica;

b) inspirar um maior relacionamento entre os jovens, ajudando-os a dialogar e a compreender os pais, a fim de que a família, “célula primária e vital da sociedade”, possa verdadeiramente gerar cristãos autênticos e cidadãos íntegros;

c) conduzir e motivar os jovens a atuar nos diversos setores da Paróquia e nos serviços à comunidade, abrindo-lhes possibilidades de doação e engajamento;

d) colocar os jovens, já integrados na missão evangélica, a serviço da grande maioria de jovens das comunidades que ainda se encontram carentes em sua formação cristã e apostólica;

e) acolher os jovens dispersos da Igreja, amá-los e orientá-los, dando-lhes uma visão de sua razão de ser, abrindo-lhes um caminho de comunhão fraterna na comunidade paroquial e possibilitando-lhes a corresponsabilidade no serviço da Igreja;

f) gerar a convivência fraterna entre os jovens, na Paróquia, como um apelo à grande missão do EJC;

g) participação dos jovens, não apenas para trabalhar nos encontros, mas para vivenciar uma caminhada cristã, assumindo tarefas na Paróquia e sendo instrumentos de Deus na sociedade;

h) despertar os jovens para o sentido da vocação batismal, conscientizando-os de que este sacramento torna o homem filho de Deus e missionário do Reino;

i) propor aos jovens uma reflexão sobre a dignidade do homem, criado à imagem e semelhança de Deus, e sobre seu relacionamento com os outros homens, bem como sobre as injustiças sociais que impedem o ser humano de exercer sua cidadania e viver como cristão.

Estrutura do EJC

EQUIPE DIRIGENTE (ARQUI)DIOCESANA


A Equipe dirigente diocesana é responsável por todo o Movimento dentro da Arquidiocese de Maceió, inclusive dando suporte e diretrizes para o EJC em cada paróquia, e é composta por:

O que é?

Função exercida por um sacerdote pertencente à (Arqui)Diocese (de uma paróquia que o EJC esteja devidamente implantado), com o objetivo de dirigir, orientar e coordenar o EJC, em nível (Arqui)Diocesano, cujo mandato deve ter a duração de trinta e seis meses, coincidindo com o ano civil.

Quem é?

Mons. PEDRO TEIXEIRA CAVALCANTE

Para conhecer a estrutura do EJC nas paróquias clique aqui

Como Introduzir o EJC em uma Paróquia

CONDIÇÕES INDISPENSÁVEIS

O Pároco deve querer, em sua Paróquia, esse movimento jovem de Igreja.

O Pároco deve estar de acordo em orientar o Movimento na Paróquia, na qualidade de Diretor Espiritual Paroquial. Ele deve ser o principal incentivador do EJC.

O pedido para introduzir o EJC numa Paróquia deve ser feito mediante contato verbal e pessoal do Pároco com os Jovens Diocesanos, aos quais cabe a responsabilidade de indicar a Paróquia que vai auxiliar esta implantação (Paróquia Madrinha).

Somente pode assumir a qualidade de Paróquia Madrinha aquela onde o EJC esteja totalmente consolidado, isto é, que já realize os seus encontros, sem necessidade de qualquer ajuda externa de outra Paróquia.

A Paróquia Madrinha não pode ter mais de uma Paróquia Afilhada ao mesmo tempo.

As normas do documento do EJC devem ser seguidas rigorosamente.

Tanto a Paróquia Madrinha quanto a Afilhada devem ter o ECC totalmente consolidado.

VOCÊ TAMBÉM PODE ACESSAR OS SITES ABAIXO

EJC Maceió- Encontro de Jovens com Cristo envagelizando os jovens alagoanos desde 1996